sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Viagem por entre a reflexão


Uma longa viagem. Uma viagem que se considera longa pode ser traduzida apenas numa má experiência. Uma longa viagem pode ser toda a aprendizagem de uma vida. sem duvida que para esta ultima quanto mais longa melhor. Esta pequena viagem aventureira que estou a viver para mim é uma longa experiência, um longo caminho de aprendizagem. Todos os momentos servem de reflexão para desenvolver-me num ser mais ciente, pacífico e sabedor do que é o verdadeiro sentido da simples palavra 'sentir'. A diária exposição para todo o mundo de que sou diferente aqui, porque sou branca, faz-me perceber o que tantos outros sentem fora do seu continente, fora do seu ninho. Fora da zona de conforto. Sempre. Foi o que procurei. É o que tenho praticamente todos os dias. 
O caminhar cansado e quente esgota-me de tal maneira que se torna difícil pensar no meio de tanta musica e barulho, no vaguear por entre mercados repletos de pessoas que muitas vezes mais não têm vestido se não meros trapos. Por entre os cheiros nauseabundos a peixe, carne e especiarias que estão demasiado tempo ao sol abrasador.
Diferentes culturas podem mostrar o que de bom se quer ver. Explorar diferentes realidades induz necessariamente a pelo menos uma pontada de tristeza no nosso coração perante o que os olhos observam e o que os ouvidos e pulmões absorvem. Esta viagem que faço não é longa, mas a realidade que vivo é demasiado duradoura para poder sorrir e dizer que sou feliz aqui, porque muitas das imagens que guardo não passam de pobres e sujas imagens do que é a vida de milhares de inocentes, que mais não têm senão a si mesmos. Preciso de tempo para poder reflectir e ultrapassar tudo o que vivo aqui. Tal como esta imagem, onde um criança está. Talvez não reparem, para muitos não passará de mais um bocado de lixo.

Isto sim é viver uma longa viagem...




Texto: sophie sousa
Fotografia e edição: sophie sousa


Sem comentários:

Enviar um comentário